AWK Ambiental

Email: atend@awkambiental.com.br Telefone: (13) 3395-4556 Whatsapp: (13) 98864-3623


O que é desratização?

A desratização consiste no controle de roedores através de iscas raticidas posicionadas em armadilhas.

Estas iscas podem ser apresentadas na forma granuladas, parafinadas, produtos em pó, gaiolas tipo arapuca e iscas adesivas sem veneno. Todos estas iscas apresentadas são de uso profissional e somente empresas especializadas em controle de pragas urbanas ou rurais devem fazer sua manipulação.

As iscas são a base de anticoagulantes, não tendo efeito imediato (os roedores levam de 07 a 10 dias para morre), pois, se fosse imediato, faria com que os outros ratos da colônia percebessem o fato e não comessem mais a isca. Os mais indicados são de dose múltipla, ou seja, os roedores deverão ingerir as iscas por dias seguidos, pois desta forma eles não percebem o que está causando a morte da colonia e continuam a ingerir a isca.

Controle

Principais Iscas

 Iscas Granuladas

Iscas Granuladas

São feitas normalmente com pequenos grãos de cereais em pedaços com partículas variadas, podendo ser de grãos integrais, de milho e até de farinha de carne.

Blocos Sólidos

Blocos Sólidos

São blocos parafinados, resistentes a umidade, indicados não só para áreas cobertas ou armadilhas, como também para serem colocados através de arames em esgotos, galerias subterrâneas, ralos, etc.

 Pó de contato

Pó de Contato

Possui espessura finíssima e devem ser aplicado nas soleiras das tocas, nas trilhas e nas passagens dos roedores. Este pó adere às patas e pêlos. Posteriormente, ao realizarem sua higiene lambendo o corpo, os roedores morrem com o efeito cumulativo do raticida.


IMPORTANTE !!!

​ A introdução de produtos químicos no local leva ao aumento da mortalidade na população de ratos, porém ao cessar o tratamento, a colonia pode se recompor facilmente. Por isto o controle Integrado é fundamental, além do monitoramento da área tratada, para que, ao menor indício de aparecimento de roedores, o tratamento possa ser novamente aplicado, reduzindo a quantidade de produto utilizado e tempo de sucesso no tratamento.


Controle Integrado

Para um melhor controle, também é preciso interferir no ambiente, para que haja um Controle Integrado buscando as causas da infestações, a eliminação da origem do problema e a prevenção. Para isso, algumas medidas são importantes:

1 - Acondicionar corretamente os alimentos dentro de recipientes que os ratos não consigam abrir ou roer.

2 - Inspecionar periodicamente os locais predispostos à infestação de ratos, como rede de esgoto, terrenos abandonados, madeiras e telhas amontoadas no fundo do quintal ou garagem;

3 - Vedar frestas ou vãos que possam servir de porta de entrada para o ambiente interno;

4 - Colocar telas ou sacos de areia nos ralos para evitar que esses animais entrem através de ralos, encanamentos ou outros orifícios;

5 - Evitar o acúmulo de entulhos e materiais inuteis que possam servir de abrigo às pragas urbanas;

6 - Não deixar os lixos a céu aberto, sempre os colocando em sacos plásticos amarrados e dentro de recipientes com tampa.

Controle

IMPORTANTE !!!

​ É importante se atentar que é comprovado que o número de ratos de uma colônia é biologicamente controlado de acordo com o espaço e a quantidade de alimentos disponíveis. Assim sendo, a colonia em equilíbrio deve manter um número constante de membros. Se o combate pelo homem for incompleto, a tendência é que o número de ratos aumente. Desta forma o controle deve ser feito de forma constante, técnica, racional e decisiva.