AWK Ambiental

Email: atend@awkambiental.com.br Telefone: (13) 3395-4556 Whatsapp: (13) 98864-3623


O que é Tratamento Fitossanitário?

O tratamento fitossanitário quarentenário é uma medida fitossanitária determinada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA e realizada apenas por empresas credenciadas, com o objetivo de assegurar que vegetais, partes deles e seus produtos, nas operações de exportação e importação, encontram-se livres de pragas.​

Para isso, o MAPA credencia as empresas que podem realizar os tratamentos fitossanitários com fins quarentenários autorizados e emitir os respectivos Certificados de Tratamento.

A AWK Ambiental conta com uma Engenheira Agrônoma com mais de 15 anos de experiência no mercado de Tratamento Fitossanitário e Quarentenário, para proporcionar ao nosso cliente o melhor tratamento e orientação técnica para a eficiência total do serviço prestado.

Controle

Como é feito o tratamento?

​ O tratamento fitossanitário e/ou quarentenário é feito através da Fumigação ou Expurgo:

A fumigação ou expurgo é uma técnica empregada para eliminar qualquer infestação de pragas em mediante uso de gás

Fumigação com Brometo de Metila

Brometo de Metila é um gás que age como fumigante. O produto elimina insetos, patógenos (nematóides, fungos e bactérias) equalquer outro ser vivo no ambiente tratado e na zona de penetração do gás.

Em 1992 o Brometo de Metila foi incluído na lista das Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio (SDOs) do Protocolo de Montreal, sendo estabelecido cronograma para a sua eliminação.

O Governo brasileiro antecipou-se aos prazos estabelecidos pelo Protocolo de Montreal, restringindo a utilização do Brometo devido aos riscos à saúde humana e aos impactos ao Meio Ambiente. E, através de Instrução Normativa, estabeleceu procedimentos de fiscalização e certificação fitossanitária de embalagens, suportes ou peças de madeira, em bruto, que serão utilizadas como material para confecção de embalagens e suportes, destinados ao acondicionamento de mercadorias importadas ou a exportar, bem como normatizou o uso deste fumigante em commodities para exportação, através de liberação do uso somente quando há a exigência do uso através de Legislação própria do país importador.


Etapas a serem observadas

Para a realização de um expurgo correto, algumas etapas devem ser observadas:

1 - Leitura do Manual Técnico do fabricante;

2 - Orientações aos elementos que participarão da operação;

3 - Verificação do estado de conservação das lonas e respectivos reparos, cobras de areia, vedação das chapas nos silos metálicos, calafetação das fissuras e trincas em pisos e paredes, vedação das bocas de descarga e de aeração, estado de conservação do cantainer.

4 -Disponibilidade e condições de uso dos equipamentos de proteção individual (Máscaras e filtros próprios, macacão de pernas e mangas compridas e botas e luvas de PVC).

Controle

Fatores fundamentais para o sucesso da operação


Vedagem

Vedação

Dosagem

Dosagem

Tempo de Exposição

Tempo de Exposição


Cuidados

Por fim, devemos salientar que todo trabalho desempenhado com inseticidas fulmigantes é perigoso. Porém, com responsabilidade, profissionalismo e observação das recomendações dos fabricantes, o controle de pragas transcorrerá com eficiência e segurança, ganhando os produtos armazenados em qualidade e valor.

Controle